sábado, 27 de outubro de 2012

Crónicas das viagens de Metro I

7h da manhã, linha B do Metro do Porto (bem, acredito que seja comum a todas as linhas o que vou comentar aqui mas só desta tenho conhecimento de causa). 

Entro, procuro lugar e sento-me. Quando dou por mim apercebo-me de 3 diferentes tipos de pessoas a ocupar os 80 lugares sentados da carruagem. Há os que vão a ler, os que ouvem música e os que vão em coma. Sim, a maioria (uns bons 80% certamente!) das pessoas vão em coma. E se não estão em tal estado acreditem que disfarçam muito bem porque a inconsciência é tal que a maior parte das vezes nem com encontrões e berros acordam.
Será que os bancos do metro em hora de ponta são assim tão apetecíveis? Eu cá só gosto de dormir na minha cama, com a minha almofada fofinha e bem no escurinho. É que dormir assim sentado não é confortável…faz mal à coluna. 
E o baloiçar dos pescoços, hein? O metro pára, a cabeça vai para a frente. O metro arranca, lá se vai a cabeça para trás. Não ficarão com dores? Tudo bem que os massagistas e fisioterapeutas precisam de trabalhar mas convenhamos que o risco não cobre o benefício. 

Giro é também quando o tipo do lado se começa a tombar para o meu lado. Leva com semelhante encontrão que nem se atreve a dormir mais o resto da viagem (eu não sou dada a violência quando não merecem ok?). A sério...será que as pessoas fazem ideia da figura que fazem? É que tudo dorme. Novos ou velhos, bem-vestidos ou assim-assim. 
E o fiozinho da baba a escorrer pelo canto da boca? Tão bonito de se ver logo pela manhã...
E quando as coisas que vão ao colo escorregam e caem em cima de quem está ao lado? Quando são folhas soltas é tão giro...tudo espalhado pelo corredor, as pessoas ao lado a ajudar e umas cabeçadas e uns "obrigado" depois volta tudo ao normal. Mas sem coragem de adormecer de novo, tal terá sido o embaraço.



Como diz o outro, "há gostos para tudo" e dormir no metro não faz parte da minha lista.
Moral da história: dormir é na cama, no sofá ou noutro sítio qualquer confortável da vossa CASA. Deixem de fazer figurinhas nos transportes públicos.

(Ah, e como devem calcular digo 'parte 1' porque as crónicas vão continuar. Apanham-se muitos tesourinhos nas viagens de metro e pretendo partilhá-las convosco!)

P.S.-Não se esqueçam de atrasar os relógios ;)
Qui

1 comentário: