quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O português e o consumismo!

Tal como o título indica vou escrever sobre a postura do português perante o consumismo, nomeadamente os produtos de marca Apple.

Não que eu tenha nada contra qualquer tipo de produto. Acho que deveríamos preferencialmente comprar produtos portugueses, mas obviamente se as outras marcas têm o mesmo produto a um menor preço, claro que compro a outra marca porque isto de estar em crise afecta-nos a todos e eu que o diga.

Mas voltando aos produtos Apple. É impressionante a forma como o merchandising desta marca norte-americana funciona. Deveria ser um caso de estudo o sucesso daquela marca, basta anunciarem um produto novo (mesmo que seja exactamente igual ao anterior e só mude a cor por exemplo) e as pessoas fazem fila para adquirir esse produto.

As pessoas são completamente fanáticas por aquilo, mesmo que não saibam funcionar com o equipamento. Mas como o amigo tem, ou o amigo do amigo tem, nós não podemos ficar atrás e temos de comprar também.

A Apple este ano decidiu renovar toda a sua gama de produtos, alguns poucas ou nenhumas alterações sofreram, no entanto a procura é massiva. Mas o mais engraçado é que as pessoas que têm o produto anterior, quando sai a nova geração desse produto vão logo comprar a nova versão, como se o produto que tinham se tornasse obsuleto só porque sai o novo modelo.

Uma prova de que as pessoas só compram porque é Apple vejam o exemplo a seguir.
Estou eu numa conhecida loja (Fnac) e vejo uma jovem dirigir-se ao balcão:

- Boa tarde, queria comprar um iPad branco.

- Qual (iPad 2, 3 ou 4)? E que versão pretende? - perguntou o funcionário.

- Sei lá. O mais recente acho eu. - respondeu a cliente.

Ou seja, ela não se importava com o modelo ou versão, queria era que fosse iPad e branco.

É incrível como é que a Apple conseguiu este domínio sobre as pessoas. Censurá-los? Não. Venerá-los? Também não. Mas que de facto são um modelo de markting de sucesso isso são.

Be

Sem comentários:

Enviar um comentário